O evento abre a programação de aniversário do cinqüentenário da cidade - O Festival das Águas foi criado pelo grupo de Arte e Cultura, sediado em Foz do Iguaçu. Seu nome se inspira no Encontro das Águas das Águas e tem como objetivo organizar e participar de festivais de música nativa.
O Grupo é formado por compositores, poetas, músicos, musicistas, intérpretes, e declamadores da tríplice fronteira, simpatizantes da boa música nativa.
São Miguel do Iguaçu sediou a edição de 2010 do festival O Encontro das Águas. Neste ano a convite do governo municipal o Grupo volta à cidade para abrir a programação de aniversário do cinqüentenário de São Miguel do Iguaçu. O público que comparecer no Calçadão ao lado da Prefeitura Municipal poderá assistir grandes intérpretes da música nativista como Valdomiro Maicá e Nilton Ferreira que foram os vencedores da edição anterior.
O Festival das Águas é direcionado aos músicos e compositores que durante três dias se dedicam a criação de músicas e poesias inéditas. Regados ao chimarrão, acompanhados pela culinária gaúcha os freqüentadores do Festival estarão reunidos no Balneário Ipiranga, distante 13 quilômetros do centro da cidade de São Miguel do Iguaçu.
Os vencedores serão premiados com o Troféu 50 Anos de São Miguel do Iguaçu.
Nesta quinta-feira, dia 7 de abril o público em geral terá oportunidade de conhecer os grandes nomes do nativismo gaúcho. Haverá um show aberto ao público no calçadão, no centro da cidade. O evento começa às 19 horas e estão previstas 5 horas de espetáculo com a apresentação das músicas vencedoras dos Festivais anteriores.
O espetáculo desta quinta-feira terá ainda a participação de jovens talentos de São Miguel do Iguaçu, como os irmãos Thiago e Gean Novelli e o coral Indígena Ava Guarani farão participação especial no evento.
Os Famosos
Alguns artistas que estarão no palco, para o show de hoje
PEDRO ORTAÇA, JORGE GUEDES, CARAI GUEDES, ADRIANO, TIAGO ROSSATO, VALDOMIRO MAICA, NILTON FERREIRA, KIKO GAÚCHO, NEGRO DORIVAL e NEGRO LELÉ, RAUL GARNICA, EMERSON GOTARDO, NILSON FERRAZ “Mafaldo” ÁLISSON, JORGE VALINOTTI, LUIZ BRAZ, LUIZ HUMBERTO.
O Festival das Águas busca incentivar os novos talentos. Não visa lucro e seus participantes vêm das mais diversas cidades do Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
É valido lembrar que todas as composições apresentadas em nossos festivais são inéditas, resultando sempre na gravação de um CD com os melhores trabalhos apresentados.
Como funciona
Os Festivais são uma espécie de laboratório de novas músicas nativas. No primeiro dia, na sexta-feira, são apresentadas musicas com tema livre. Já no sábado um tema é escolhido pela comissão organizadora sempre enfocando questões como: meio ambiente, família, a vida no campo ou o desenvolvimento.
Depois de estabelecidos os temas os compositores devem escrever uma nova música para ser apresentada no palco. O Festival das Águas tem promovido a integração de músicos e compositores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário